quarta-feira, 5 de junho de 2013

Influência materna

Ouvindo o depoimento do Gilberto Gil, que lembra de quando fazia suas tarefas escolares
 na companhia de sua avó, que cozinhava enquanto os netos (Gil e sua irmã) estudavam,
 recordei-me da influência de minha mãe sobre o meu gosto de escrever, de estudar. Ela
 cursou apenas até a quarta série, pelo simples fato de não ter podido continuar os estudos,
 pois precisava trabalhar na roça para ajudar os pais. Ela sempre desejou muito frequentar
 a escola, porém, não foi possível. Creio que também por isso, ela sempre se fez bastante
 presente em nossa (minha e de minha irmã) vida escolar, nunca deixando de nos incentivar
 a ler, a escrever, a gostar de estudar. Algo que ficou marcado em minha memória, foram as
 vezes em que eu me sentava perto do tanque de lavar roupas, com um caderno e lápis nas
 mãos, para que a minha mãe fizesse ditado de palavras para mim enquanto ela lavava as
 roupas. O interessante é que, mesmo ocupada, repleta de trabalhos domésticos a realizar,
 a dona Iracema dava um jeitinho e fazia o ditado. Lembro-me também de quando minha
 mãe traçava as letras do alfabeto para que eu pudesse contorná-las. Para cada letra ela
 inventava uma historinha... Como é bom relembrar os momentos simples, porém importantes,
 que fizeram toda a diferença em minha formação!

Sandra Yabiku Ferraz Fulini

Nenhum comentário:

Postar um comentário